Clinica
email


COMO É REALIZADO O EXAME

Inicialmente o médico realiza uma entrevista com a paciente, para saber das queixas, idade, ciclo menstrual, número de filhos, tipo de partos e uso de medicação hormonal e ver os exames laboratoriais (principalmente a ultra-sonografia).
A seguir é explicado passo a passo o exame e sua importância.
Todo o procedimento pode ser visto pela paciente e acompanhante.
Faz-se um exame ginecológico rápido, sem utilização de espéculo vaginal.
Nas pacientes virgens o exame pode ser realizado, com a mesma qualidade diagnóstica, porém sem toque ou utilização de espéculo.
A videohisteroscopia é realizada em consultório com anestésico tópico, isto é, passa-se algodão com anestésico líquido no colo do útero.
Com a ponta do histeroscópio no orifício externo do colo do útero, coloca-se um pouco de soro, para dilatar e facilitar a passagem do histeroscópio de forma mais fisiológica, e natural.
Neste primeiro momento é possível avaliar o canal cervical.
Passando o segundo orifício, o orifício interno, já estamos no interior do útero. Esta passagem é o ponto de maior desconforto, porém suportável para mais de 95% das pacientes.
Dentro da cavidade uterina pode-se avaliar completamente a regularidade das paredes, o endométrio, óstios tubários e às vezes a permeabilidade das tubas.
Como a videohisteroscopia é um exame de pesquisa diagnóstica, com freqüência se realiza a biópsia da área alterada, sempre com instrumentos muito delicados e de pequeno diâmetro.
O tempo médio de procedimento gira em torno de 5 minutos, saindo a paciente andando normalmente, podendo voltar as suas atividades, com apenas pequeno sangramento vaginal por 2 a 3 dias.


Que doenças são diagnosticadas por histeroscopia.
Cirurgia histeroscópica em consultório.
Cirurgia histeroscópica em hospital.


______________________________________________________________________________________________

Clínica Ginendo
Endereço: Rua Voluntários da Pátria 126/602 Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil
Cep 22270-010 . Telefax: (21)-25372321 -
Email : lasmar@ginendo.com

 

Todos os direitos reservados - Ginendo.com